domingo, 2 de março de 2014

Encrespando

Hoje vou falar um pouco sobre a indumentária africana, representatividade da mulher negra no mundo da moda e cabelo afro. Quando recebi a sugestão de fazer um post abordando esses assuntos fiquei apreensiva. Não entendo o que é ter um cabelo crespo e muito menos não me sentir representada nas revistas do grande circuito, como glamour, capricho, entre outras. Resolvi arriscar mesmo assim, e estou aberta para discussões, críticas ou sugestões, mas sejam gentis!

Indumentária


A moda é históricamente muito importante. Na indumentária africana, as cores, símbolos e estampas diferenciavam um grupo do outro, ou até mesmo o status social. A vestimenta baseava-se em grande parte em cangas e panos que eram enrolados no corpo e usados como vestidos. Na cultura deles mais importa a qualidade do tecido que a marca. É muito comum a prática de fazer as roupas, tanto que nas feiras-livres é normal ver homens e mulheres com suas máquinas de costura à espera de clientes.

Estampas étnicas 

Blusa chamada Dashiki

BouBou curto (se pronuncia bubu)

Tendência Estampa Étnica

A maioria de vocês já viu esse tipo de estampa. Ela virou tendência faz um tempo e está sendo usada desde leggings até mochilas. Esse tipo de padronagem é inspirada em povos da América do Sul, Ásia e tchanam... África. 



neném fofo genty <3









Estilistas Negras

Depois de ser provocada por um texto que questionava a presença de estilistas negras no grande circuito da moda, me dei conta de que não conhecia nenhuma. Vamos conhecer?


Essa é a Tracy Reese, conhecida pela feminilidade nos looks, cores vibrantes e estampas bem elaboradas. Seus projetos tem recebido mais atenção graças à Michele Obama.


Algumas de suas criações.



Sabe aquelas roupas lindas e de ótima qualidade? Na maioria das vezes, as mulheres que vestem tamanhos maiores, sentem dificuldade em encontrar peças que as deixem satisfeitas. Monif Clarke, a mulher da foto abaixo, está revolucionando a indústria da moda. Depois de se sentir inúmeras vezes frustrada por não achar seu tamanho nas lojas, resolveu criar uma marca especializada em roupas plus size. Ela faz tanto sucesso que já ganhou diversos prêmios, como: "Melhor designer de moda Plus Size" pela Full Figure Fashion Week, "Melhor loja de roupas Plus Size" pela City Search, entre outros.

Modelos mais recentes da sua marca.




Laura Smalls não é nenhuma novata na indústria da moda. Ela se formou na Parsons School of Design e depois disso participou de colaborações com a Henri Bendel e a Bloomingdales, que é uma loja de departamento. Laura atingiu o ápice de sua profissão depois de vestir Michelle Obama, ganhando reconhecimento e atenção nacional.

Algumas de suas criações


 Encrespando

Eu queria muito falar sobre minha experiência com o cabelo afro, mas minhas madeixas são lisas e sem textura nenhuma, não que isso seja ruim, é que ás vezes eu queria ter um cabelo super volumoso do tipo: chegayyy.Estou aqui pra encorajar as meninas a usarem seus cabelos crespos e pararem de se submeter àqueles processos químicos super chatos e perigosos.
 A fase de transição é um pouco complicada, o cabelo fica dividido entre liso e crespo/cacheado, mas algumas youtubers ajudam as meninas com dicas de como estilizar o cabelo e como passar por esse momento difícil :(

Alguns afros pra vocês se sentirem inspiradas <3










Eu achei esse um amorzinho, ele é mais claro nas pontas e escuro na raiz. Assistindo alguns vídeos vi que é complicado achar um profissional que saiba colorir o cabelo afro, então antes de fazer alguma coisa, vale pesquisar mais sobre os profissionais e falar com pessoas que já pintaram o cabelo.


Esse cabelo ai de cima não é assim, tá gente? O nome de penteado ou técnica (não sei qual é categoria) tem o nome de twist. Se você procurar no youtube vai encontrar diversos vídeos.





Ilustrações <3











É isso gente, espero que vocês tenham gostado! Caso eu encontre mais alguma coisa interessante eu faço um update no post e aviso vocês, ok? Beijinhos e amem quem vocês são.

Links










4 comentários:

Anônimo disse...

Beca, oi oi, é a Marcela aqui. Gostei muito desse post, parabéns! Se você for falar de novo sobre esse assunto (fale, por favor, poucos blogs investem nessas coisas :c) , fala também sobre a Lupita Nyong'o, ela é super estilosa, tem o cabelo lindo e segura qualquer roupa bem. Beijos <3

Unknown disse...

Pretendo fazer outros posts assim <3. Vou pesquisar e ver como pode ser o post sobre a Lupita.

Anônimo disse...

Oi Rebeca, adorei o post, você superou minhas expectativas, parabéns hahhaha agradeço pela atenção que você deu ao meu comentário, beijo!

Unknown disse...

Ainda bem <3 <3 <3 tava esperando seu comentário hahaha, só queria saber quem você é poxaaaa